A falta de vagas nos Centros de Educação Infantil de Barra Velha tem gerado preocupação entre os pais. O número atual chega a 350 crianças na fila de espera, mas o cenário já esteve pior. Anteriormente, o número chegou a 750 crianças, mas reduziu após abertura de novas turmas.
O caso preocupa, principalmente, famílias que precisam deixar seus filhos na creche para poderem trabalhar. É o caso da família de Bruno Maoski, do bairro Itajuba, que aguarda uma vaga há quase três anos.
“Olha, está muito difícil para a gente. Já faz três anos que vim morar aqui e, nos dois primeiros meses, tentei vaga para meu filho na creche. Minha filha conseguiu rapidinho — em quatro dias já estava matriculada, hoje ela tem sete anos. Mas meu filho, que está com dois anos e oito meses, até agora nada. Minha esposa deu entrada na secretaria, aqui na prefeitura de Itajuba, mas o que aconteceu? O nome sumiu da lista. Depois de um ano, simplesmente sumiu”, destacou Bruno.
O jornalismo da Marazul procurou a Prefeitura, através da Secretária de Educação Fernanda Roberta, que reconheceu o problema da fila de espera, mas ressalta que a equipe tem trabalhado para resolver.
“A fila de espera já é um problema antigo, mas temos trabalhado para resolver. Ela já reduziu bastante — no passado os números eram bem maiores. Sempre que surge uma vaga, nós chamamos e convocamos as famílias. Às vezes a vaga é para período integral, outras vezes só meio período, mas sempre orientamos que aceitem, porque, uma vez matriculada, a criança passa a ter prioridade dentro daquele C.E.I., indo para o início da fila”, destacou a secretária.
De acordo com a secretária, o município tem buscado alternativas emergenciais para abrir extensões dos C.E.Is e desafogar a demanda. Durante o fechamento desta reportagem, a secretária de educação retornou o contato com nossa equipe para esclarecer que, em abril de 2024, o município havia procurado a família de Bruno para ofertar uma vaga no período matutino, no entanto, o telefone cadastrado estava incorreto. Por fim, Fernanda reafirmou o compromisso de trabalhar para o problema ser resolvido.
Reportagem – Alan Rosa.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.