Ponte em curva ou túnel imerso?

Publicado em 03/08/2021 20h12

Já pensou passar por um túnel imerso para cruzar as cidades de Navegantes e Itajaí? Ou então por uma ponte em curva como a de Laguna, a primeira ponte pré-moldada estaiada em curvas do mundo. Essas seriam as possibilidades mais viáveis para o Projeto de Mobilidade Integrada da Foz do Rio Itajaí – PROMOBI/AMFRI.

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O diretor executivo do CIM-AMFRI, João Luiz Demantova, adiantou que a ponte teria dois complicadores: o fator que envolve o tráfego de navios e a altitude para não atrapalhar o cone de aviação. Embora mais caro, o túnel ainda seria a alternativa mais vantajosa a longo prazo.

Inaugurada em 2015, a Ponte de Laguna, em Santa Catarina (RS), é a primeira ponte estaiada em curva do país. Foto: Divulgação.

Depois de intensas discussões e análises técnicas, os municípios optaram por um Túnel Imerso ao invés de uma ponte para não inviabilizar a cadeia industrial nas margens do Itajaí-Açu, em especial a portuária. Projetado para a região da Barra do Rio, o método construtivo adotado traz uma tecnologia de vanguarda inédita na América do Sul, muito embora largamente utilizado em países europeus e asiáticos.

O projeto entrará em sua fase de detalhamento e traz como premissa uma seção transversal composta por três células independentes, sendo uma central exclusiva para pedestre e bicicletas e duas seções laterais com três faixas de tráfego em cada sentido, sendo uma delas de uso exclusivo para o transporte coletivo. Esta solução vem ao encontro da expectativa da população que há décadas sonha com esta travessia.

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O diretor executivo do CIM-AMFRI, João Luiz Demantova, adiantou que a ponte teria dois complicadores: o fator que envolve o tráfego de navios e a altitude para não atrapalhar o cone de aviação. Embora mais caro, o túnel ainda seria a alternativa mais vantajosa a longo prazo.

Inaugurada em 2015, a Ponte de Laguna, em Santa Catarina (RS), é a primeira ponte estaiada em curva do país. Foto: Divulgação.

Depois de intensas discussões e análises técnicas, os municípios optaram por um Túnel Imerso ao invés de uma ponte para não inviabilizar a cadeia industrial nas margens do Itajaí-Açu, em especial a portuária. Projetado para a região da Barra do Rio, o método construtivo adotado traz uma tecnologia de vanguarda inédita na América do Sul, muito embora largamente utilizado em países europeus e asiáticos.

O projeto entrará em sua fase de detalhamento e traz como premissa uma seção transversal composta por três células independentes, sendo uma central exclusiva para pedestre e bicicletas e duas seções laterais com três faixas de tráfego em cada sentido, sendo uma delas de uso exclusivo para o transporte coletivo. Esta solução vem ao encontro da expectativa da população que há décadas sonha com esta travessia.

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