Esportes

Mais de 300 ciclistas tomam conta das estradas rurais de Itajaí

Passeio reúne esporte, lazer e integração com a natureza

Brendha Souza
19/06/2026 20:11, atualizado 22/06/2026 09:17

Mais de 300 pessoas participaram, neste domingo (21), do 6º Passeio Ciclístico Rural de Itajaí, evento que reuniu esporte, lazer e contato com a natureza em celebração aos 166 anos do município.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana e contou com dois percursos: um de 15 quilômetros, voltado para iniciantes, e outro de 20 quilômetros, destinado a ciclistas mais experientes. A largada ocorreu pela manhã, no Parque do Agricultor Gilmar Graf, com trajeto passando por áreas rurais das regiões do Arraial dos Cunha, KM 12, Paciência e Baía.

Durante o evento, o clima foi de integração e descontração entre os participantes. O organizador do passeio, Jorge Andriani, destacou a experiência proporcionada pelo contato com o interior do município.

“O interior de Itajaí é muito lindo, muito inspirador, e o pedal feito aqui tira todo o estresse da semana”, afirmou.

Na abertura do evento, o vice-prefeito de Itajaí, Rubens Angioletti, também ressaltou a importância da iniciativa e a adesão da comunidade.

“A gente espera a semana inteira naquela correria do trabalho, naquelas agendas puxadas de compromisso, e fica imaginando chegar o domingo no meio da natureza, os pássaros acordando, as pessoas felizes”, disse.

Entre os participantes, esteve o paratleta itajaiense Antônio Carlos Sanchez, que utilizou bicicleta adaptada e destacou a qualidade do percurso tanto para atletas quanto para iniciantes.

“É um circuito muito bom, tanto para o atleta quanto para o iniciante. A gente que é de alto rendimento também costuma treinar bastante por aqui”, explicou.

A organização contou com estrutura completa de apoio aos ciclistas, incluindo pontos de hidratação, distribuição de frutas e café, além de suporte mecânico. O evento também teve acompanhamento da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), do Corpo de Bombeiros Militar e apoio da Polícia Militar.

O trajeto valorizou paisagens naturais, áreas de mata nativa e a produção agrícola de comunidades tradicionais do interior de Itajaí, reforçando a proposta de integração entre esporte e meio rural.

Por: Jeane Carla