Com a mala cheia de sonhos e muito orgulho piçarrense, o grupo de dança Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff, a APAB, embarca nesta semana rumo ao Rio Grande do Sul. As bailarinas de Balneário Piçarras participam do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, que vai reunir cerca de dois mil dançarinos e mais de 50 grupos folclóricos de sete países.
“Sempre foi um desejo nosso participar desse festival e nós nunca tivemos a agenda para participar devido ao festival de Joinville. Então, estamos levando dois espetáculos distintos e faremos apresentações sempre no palco principal. Nesse festival, que conta com diversos países, Balneário Piçarras estará presente para representar Santa Catarina”, destacou Débora Muylaert, presidente da APAB.
Enquanto se preparam para o festival, a coreografa e fundadora da APAB, dona Angelina Blahobrazoff, também comemora uma conquista. Ela foi reconhecida com o Prêmio Mestres da Cultura Popular, entregue pela Fundação Catarinense de Cultura, pela sua trajetória dedicada à dança em Balneário Piçarras.
“Inscrevemos a dona Angelina como mestre da cultura popular. Felizmente, ela conseguiu atingir todos os requisitos e foi contemplada com o prêmio no valor de R$ 30 mil. Dessa forma, o valor manterá nossas atividades através das manutenções dos nossos vestidos. Pretendemos participar de outros festivais de níveis nacionais e estaduais”, afirmou a integrante Fabiane Quintino.
Reportagem – Alan Rosa.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.