O projeto AIA e as Lendas é um mergulho encantado na floresta, onde o folclore, a arte e a preservação ambiental ganham vida em Balneário Piçarras. O objetivo é levar conscientização e aproximar pessoas da natureza. Naira Demarchi é a artista por trás da personagem AIA e idealizadora do projeto. Ela compartilha como a ideia foi desenvolvida.
“Aqui a gente começou a nascer, né? Esse projeto já está desde 2023, com o primeiro edital que surgiu aqui no município. A gente conseguiu executar, construir os personagens, construir o espetáculo. E a ideia da Patrícia, presidente aqui da ONG Selvagem, junto comigo, era trazer as crianças, tirar um pouco da sala de aula, ir além da trilha que já é maravilhosa, o mirante, essa reserva ambiental que a gente tem aqui em Balneário Piçarras, e trazer um pouco mais de cultura”, destacou Naira.
A APAE da cidade foi a primeira instituição a visitar o projeto que acontece até o próximo sábado. Sandra Sabei, professora da APAE, compartilhou como é a experiência dos alunos durante as visitas externas.
“É uma vivência ambiental prazerosa para eles, em contato direto com a natureza. Tudo o que envolve estar na natureza, eles recebem muito bem e participam com interesse nessas descobertas. Esse lugar, por exemplo, era desconhecido para todos nós. Para eles, está sendo uma experiência nova, um ambiente diferente para os alunos da nossa escola da APAE”, reforçou.
A aluna da APAE, Júlia, fala com entusiasmo sobre o passeio e as lendas que conheceu.
“É muito agradável, né? Porque aqui é um lugar onde a gente respira ar fresco, puro, sente um clima bom, sabe? É um ambiente que a gente gosta de estar com os amigos, de se sentir à vontade, de fazer trilhas, caminhadas. A gente gosta de vir aqui, ouvir os sons da natureza”, enfatizou Júlia.
Reportagem – Any Nunes.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portalMarazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.