Neste domingo (18), a cidade de Barra Velha vivenciou uma grande mobilização coordenada pela Defesa Civil municipal: o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres de Santa Catarina. A ação, realizada simultaneamente em várias cidades do estado, teve como objetivo testar e fortalecer a capacidade de resposta das equipes diante de situações reais de emergência.
O simulado foi realizado no bairro Figueirinha e contou com operações de resgate e transporte de vítimas e desabrigados, abertura de abrigos, atendimento humanitário e até salvamento de animais. Destaque para a participação do helicóptero Águia 01, do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar, que simulou ações aéreas de resgate e transporte. Além das atividades em campo, foi montada uma sala de crise para coordenar a atuação das equipes.
O prefeito de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha, que atuou no comando da operação na sala de crise e também acompanhou o trabalho das equipes em campo, destacou a importância desse tipo de ação para o município:
“Precisamos estar preparados para atender às necessidades dos nossos munícipes, e esse simulado, que está acontecendo em todo o estado e que fizemos questão de aderir, nos ajuda a treinar nossas equipes para atender às emergências com rapidez e eficiência.”
Mais de 100 profissionais participaram da operação, entre membros das secretarias municipais de Barra Velha, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Voluntário, Guarda-Vidas Civis, Bombeiros Comunitários, Unipas Capelania, Polícia Militar, equipe do helicóptero Águia 01, FUNDEMA e o Grupo de Operações de Resgate (GOR). A comunidade local também participou ativamente das simulações.
“Quero agradecer a todas as pessoas envolvidas, mas quero destacar e agradecer a participação da comunidade do bairro que deixou suas residências, foi voluntariamente para o abrigo e colaborou muito com as nossas equipes”, reforçou Daniel.
Para o diretor da Defesa Civil de Barra Velha, Felipe Matos, o simulado foi uma experiência importante para que os membros do Grupo de Resposta a Ações Coordenadas (GRAC) pudessem treinar sua resposta à uma emergência. “O simulado ampliou a percepção sobre os pontos positivos e os aspectos a serem aprimorados no planejamento de contingência. Agora, será realizado um documento para implementar correções no plano de contingência e registrá-las no Plano Diretor do município”.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: DIVULGAÇÃO / PMBV.









