O escândalo envolvendo descontos indevidos nos benefícios de aposentados pelo INSS acendeu o alerta em todo o país. Milhares de segurados relataram valores sendo abatidos sem autorização, em sua maioria, para associações desconhecidas. Aproveitando-se da situação, golpistas têm enviado links ou mensagens falsas aos aposentados, se passando por órgãos do governo e ofertando facilidades para ter acesso ao reembolso.
A Ordem dos Advogados do Brasil, com sua subseção de Balneário Piçarras, realizou uma live para conscientizar a população de Penha, Barra Velha e São João do Itaperiú. A advogada e presidente da subseção, Samanta Andrade, faz um alerta para a população redobrar os cuidados.
“O movimento do INSS para informar os beneficiários sobre descontos associativos nos seus benefícios é válido, mas é importante que todos saibam que esse contato será feito exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. O beneficiário deve ficar atento e entender que qualquer abordagem fora desse canal não é oficial”, destacou a advogada.
Diante de tantos relatos e da complexidade do caso, muitos aposentados ainda têm dúvidas sobre como agir ao identificar descontos indevidos em seus benefícios. A advogada Karina Alves, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Piçarras, explica quais são os primeiros passos que o segurado deve tomar ao perceber o problema.
“O cidadão deve acessar o aplicativo Meu INSS ou o site oficial meu.inss.gov.br, que são os únicos canais oficiais para obter informações sobre descontos associativos. Para isso, é necessário ter uma conta no Gov.br. Ao entrar no sistema, já aparecerá uma notificação sobre esses descontos. Caso reconheça o desconto, basta confirmar. Se não reconhecer, marque como indevido. A partir daí, o INSS irá cobrar explicações da associação responsável. Importante: em nenhum momento o cidadão precisa enviar documentos”, afirmou Karina.
Reportagem – Alan Rosa.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portalMarazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.