O Município de Itajaí confirmou nesta sexta-feira (4) o primeiro óbito por dengue em 2025. A vítima é uma mulher de 76 anos, com registro de comorbidades e moradora do bairro São Vicente, um dos mais afetados pela doença. O óbito ocorreu na última quarta-feira (2).
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Itajaí registra 419 casos confirmados de dengue e 1.295 casos prováveis. Todas as medidas de controle e prevenção no entorno dos locais onde os casos de dengue são confirmados foram adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre elas: a orientação de casa em casa para eliminação de criadouros e aplicação de inseticida UBV em áreas de risco. Os bairros mais afetados pelo mosquito Aedes aegypti são o Dom Bosco, São Vicente e Cordeiros/Murta.
Febre, dor de cabeça, náuseas, vômito, dor no corpo, dor atrás dos olhos, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo são alguns dos sintomas que podem ser apresentados em casos suspeitos de Dengue. Para atender os moradores que apresentarem estes sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí disponibiliza a Central de Atendimento à Dengue (CAD) 24 horas por dia, localizada no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.
O espaço tem capacidade para atender até 700 pessoas por dia e conta com 12 leitos, que podem ser ampliados para até 20. O atendimento inclui salas de coleta de exames, sala de espera e diversos outros espaços, além de profissionais qualificados como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A Central de Atendimento à Dengue é uma medida estratégica para reduzir a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e garantir que os pacientes com sintomas de dengue, gripes, resfriados e diarreia recebam o cuidado necessário de forma ágil. Os moradores podem acessar o local através do Pronto Socorro do Hospital Marieta, na Rua Sete de Setembro. O local está preparado para oferecer a assistência necessária a quem apresentar sintomas típicos de doenças infecciosas.
Confira as orientações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue:
- Utilizar repelentes;
- Deixar as lixeiras bem tampadas;
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
- Cobrir piscinas;
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
- Limpar a bandeja externa da geladeira;
- Evitar o acúmulo de entulho.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: ARQUIVO / MARAZUL.