O verão atrai milhares de turistas ao litoral de Santa Catarina. No entanto, é necessário estar atento aos índices de balneabilidade para garantir a saúde e a segurança de quem frequenta as praias. A água imprópria pode conter altos níveis de bactérias que podem causar infecções, alergias e outros problemas de saúde.
A qualidade da água no litoral catarinense é fundamental para o turismo e a preservação ambiental. Segundo o Instituto do Meio Ambiente, 71,4% das praias estão próprias para banho, mas o índice é menor do que o registrado na semana anterior. Além de garantir o lazer dos visitantes e moradores, a balneabilidade influencia diretamente a economia local, principalmente em municípios que dependem do turismo de verão.
Conforme o relatório, dos 238 pontos, 170 estão próprios, enquanto 68 estão impróprios. Sete municípios tiveram pontos que passaram de próprios para impróprios, como Florianópolis, Penha, Itajaí e Navegantes. Por outro lado, Balneário Camboriú e Florianópolis tiveram locais que melhoraram na avaliação.