Um total de 42 porquinhos-da-índia acabou escapando da morte nesta terça-feira (5), em Itajaí. Os animais foram abandonados em área de mata, no bairro Salseiros, o que desencadeou uma verdadeira operação “tática” para salvá-los, por parte do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e sua diretoria de Defesa Animal, em conjunto com a Guarda Municipal.
Os profissionais precisaram entrar na mata para resgatar os porquinhos. Foram cerca de duas horas de trabalho para reunir todos os bichinhos. “Não sabemos a origem desses animais, mas acreditamos que algum criador soltou eles neste local”, pontua Andrea Paula Resch, diretora de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais. Após o resgate, os porquinhos estão disponíveis para adoção na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), onde foram acolhidos.
Eles também passaram por atendimento médico veterinário na UAPA. “Realizamos o resgate porque a espécie está domesticada e dessa forma não sobrevive solta na natureza”, destaca Andrea. Todos os animais foram avaliados pelos veterinários e agora já podem ser adotados.
Interessados na adoção responsável podem entrar em contato pelo WhatsApp (47) 9 9915-7777. A UAPA está localizada na Rua Manuel Bernardes, s/nº no bairro Itaipava. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Saiba mais sobre a espécie
O porquinho-da-índia é um animal dócil, tímido, mas muito carinhoso. Por isso, esse roedor é uma opção para pessoas que não possuem muito espaço em casa ou querem um bicho bem pequeno para fazer companhia.
Parentes próximos de roedores como a capivara e o preá, os porquinhos-da-índia podem medir entre 20 e 25 centímetros e pesar cerca de um quilo. A cor varia de acordo com a raça e por causa do processo de domesticação.

