Um lobo-marinho-sul-americano (espécie Arctocephalus australis) foi resgatado no último dia 11 de novembro pela equipe técnica da Univali – Unidade Penha, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Ele foi avistado e recolhido na Praia da Faceira, também em Penha.
Devido às condições de saúde, lobo-marinho foi encaminhado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Armação do Itapocoróy, onde está recebendo o tratamento adequado. De acordo com as avaliações feitas pela equipe de médicos veterinários, é um animal juvenil do sexo masculino. Estava debilitado, magro e cansado, apresentava lesões de pele e com a temperatura corporal baixa.
O “lobinho”, como foi chamado, segue respondendo bem ao tratamento, está ativo, responsivo e se alimentando sozinho. Já as possíveis causas para a lesão de pele estão sendo investigadas.
O resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia pode ser solicitado todos os dias das 8h30 às 17h30 pelo fone gratuito 0800 642 3341 – seja para animais vivos ou mortos. A Univali atua na extensão de praias entre Barra Velha e Governador Celso Ramos.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras relacionadas à produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.



Os técnicos da Univali em Armação reforçam orientações importantes para quem encontrar animais marinhos:
- Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres;
- Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
- Não se aproxime de animais mortos. Comunique os órgãos ambientais competentes (CIDASC em SC e ADAPAR no PR) e a prefeitura de seu município para recolhimento da carcaça;
- Evite o contato de animais domésticos com animais silvestres;
- Em caso de contato com algum animal doente, fique atento para o aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 10 dias.