Santa Catarina registrou a segunda morte em decorrência das chuvas neste sábado (7), e tem, até o momento, 93 municípios com ocorrências em virtude das condições meteorológicas. O dado está no relatório da Defesa Civil do Estado, atualizado às 17h, que confirmou a morte na cidade de Palmeira. A primeira ocorreu em Rio do Oeste, na quitna-feira (5).
Equipes do Governo do Estado atuam desde o começo da semana no auxílio à população e no monitoramento da situação e uma força-tarefa está de prontidão desde a noite de sexta-feira (6). O indicativo de altos volumes de chuva no fim de semana permanece. Ainda de acordo com o relatório, subiu para 46 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência.
Dado o elevado volume de chuvas desde a terça-feira, 3, até a tarde deste sábado, o Corpo de Bombeiros atendeu 305 ocorrências, em 96 municípios catarinenses. As equipes atuam com antecipação e gerenciamento da situação no Estado. Entre o boletim das 16h de ontem, 6 e este sábado, 7, foram 166 ocorrências atendidas.
Até então são 471 bombeiros e 165 viaturas já foram empenhados para atendimento das ocorrências relacionadas com as chuvas. No norte de Santa Catarina, o Estado segue monitorando as rodovias e pontos críticos, principalmente do Planalto Norte, com equipes preparadas e de plantão para agir, caso necessário. Sem pontos graves de ocorrência até o momento.