Série de denúncias de irregularidades supostamente praticadas por servidores terceirizados ligados ao Detran de Santa Catarina desencadeou operação da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (18) nas cidades de Florianópolis e São José. Segundo o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, a ação de hoje é uma resposta do Estado visando “não permitir qualquer tipo de irregularidade”.
O inquérito instaurado pela DEIC apura os crimes de associação criminosa e advocacia administrativa. No total, foram expedidos pelo Poder Judiciário três mandados de busca e apreensão. Os trabalhos contaram também com apoio da Polícia Científica.
“Essa denúncia chegou para a nossa corregedoria e quando eu recebi a informação, imediatamente pedi para que fosse feita uma investigação pela Polícia Civil. O objetivo é fazer com que essas irregularidades não sejam mais cometidas dentro do Detran. As pessoas que exercem atividades terceirizadas junto ao órgão precisam entender que agora temos pessoas comprometidas com o serviço sério prestado aqui”, destacou o presidente Kennedy Nunes.
O inquérito policial foi instaurado na DEIC a partir de informações repassadas pela Diretoria do Detran/SC, de que empregados terceirizados do órgão estariam deixando de exercer suas funções em horário de trabalho e realizando serviços para terceiros (recursos de multas e suspensão de CNH), por meio de empresa com perfil no Instagram.
Angariar clientes
A investigação apontou que esses empregados, que exercem suas funções no setor de penalidades do departamento, criaram empresa de recursos administrativos e se utilizam da rede social para divulgar os serviços realizados, angariar clientes e obter lucro, patrocinando, assim, interesses privados perante o Detran/SC.
Há vários indícios de que foi utilizada a estrutura estatal para criação da empresa, divulgação dela nas redes sociais e elaboração dos recursos administrativos de interesse dos clientes. Além disso, apurou-se que os recursos de multas e suspensão de habilitação interpostos por intermédio da empresa eram protocolizados e recebidos pelos próprios empregados terceirizados do DETRAN/SC.