Os portos de Imbituba e São Francisco do Sul, ambos sob gestão do Estado de Santa Catarina, fecharam o 1º semestre de 2023 com alta na movimentação e volumes históricos para o período, que somam a operação de mais de 11,2 milhões de toneladas.
O crescimento operacional vem acompanhado da realização de diversos investimentos em infraestrutura, como o início da obra de recuperação e reforço do Cais 3, no porto da Região Sul catarinense, e a entrega da revitalização total do Terminal Graneleiro do complexo portuário do Norte.
Porto de São Francisco do Sul
A movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul atingiu o patamar inédito de 7,5 milhões de toneladas. O número representa um aumento de 21% com relação ao primeiro semestre de 2022, quando foram movimentadas 6,2 milhões de toneladas de mercadorias. O recorde foi confirmado com a divulgação dos dados de junho (1,26 milhão de toneladas de carga movimentada), pouco mais do que o movimentado em maio (1,23 milhão).
Em 2023, a exportação chegou a 4,4 milhões de toneladas, impulsionada principalmente pelos grãos (soja, 3,1 milhões, e milho, 930 mil). Já a importação atingiu 3,1 milhões de toneladas, liderada pelos produtos siderúrgicos, como bobinas, barras e chapas de aço (1,6 milhão), e fertilizantes (1 milhão).
Porto de Imbituba
Já Imbituba somou o recorde de 3,7 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a julho, o que representa crescimento de 6,4% na tonelagem total, se comparado ao realizado no mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 3,5 milhões de toneladas. Este ano, foram atendidos 145 navios (+4,3%), principalmente de produtos para exportação. O volume de cargas enviadas ao exterior cresceu 33,7% e representou 52,1% da tonelagem total transportada via Porto de Imbituba.
Os granéis sólidos permanecem na liderança absoluta dentre os segmentos de cargas atendidas via portuária do sul do Estado de SC, com 83,1% do total movimentado e alta de 12,9%. Mantendo praticamente a mesma tonelagem de jan-jun/2022, a operação de contêineres vem em seguida, com 11,3% da totalidade do que passou por Imbituba, em termos de toneladas. As principais cargas transportadas de janeiro a junho foram o coque de petróleo, farelos de milho e soja, contêineres, sal e milho.
A expectativa de ambos os portos é continuar em linha ascendente de movimentação, encerrando 2023 com novos recordes anuais.