Faleceu nesta sexta-feira (30) um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil e que também foi fundador do PT em Barra Velha: o professor Arlindo da Silva, 78 anos, ex-diretor da Escola de Educação Professora Elvira Faria Passos, de São João do Itaperiú.
Arlindo, nascido em 1945, era natural de Vidal Ramos, no Vale do Itajaí, onde viveu até a juventude. Ele chegou a São João do Itaperiú em 1985, onde radicou-se no distrito ainda pertencente a Barra Velha. Inclinado às teorias políticas da esquerda, defensor do combate à fome da reforma agrária, fundou o PT em Barra Velha apenas oito anos depois da fundação nacional do partido, ocorrida em 10 de fevereiro de 1980.
Arlindo foi também um dos mentores da luta e da campanha pela emancipação de São João do Itaperiú, que saiu vitoriosa em plebiscito no início dos anos 90, conseguindo então a emancipação em 1992.
O professor foi eleito, na época, como diretor da “Elvira”; foi ainda vice-presidente da “Comissão Pró-criação do Município de São João do Itaperiú”, ao lado de incentivadores da proposta emancipacionista, como o então vereador barra-velhense e primeiro prefeito José Acácio Delmônego (PFL, na época), também já falecido.
Após os anos 90, mudou-se para Joinville, onde morou até o início dos 2.000, até voltar para Vidal Ramos até 2.017, onde cuidou dos pais até o falecimento deles. Em Vidal Ramos, ele herdou algumas terras, as vendeu e comprou um sítio no Porto do Itaperiú, novamente em São João, terra que ele mais gostava.
Ele, entretanto, morou apenas por dois anos em São João, até a manifestação dos primeiros sinais de Alzheimer, fazendo-o retornar em janeiro em Joinville, perto dos filhos e do tratamento médico.
Além de fundar o PT em 1988, em Barra Velha, professor Arlindo foi o primeiro candidato a prefeito pelo partido. O velório está acontecendo na Capela Mortuária de São João do Itaperiú, e o sepultamento do Professor Arlindo será neste sábado (1º), às 11h, no cemitério do centro itaperiuense.
