Dando sequência às ações da força-tarefa contra a dengue, as Secretarias da Saúde e de Serviços Urbanos da Prefeitura de Penha efetuaram o trabalho no centro, entre a Avenida Aníbal de Lara e a Rua João Luiz Justino. Na ação, foram retirados 100 pneus e eliminados criadouros do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika.
O coordenador do Programa de Combate à Dengue de Penha, Alexandre Deolindo, destaca que a força-tarefa é mais uma ação que visa somar esforços com outras atividades de rotina.
De acordo com Alexandre, os pneus são possíveis focos do mosquito Aedes aegypti que, quando expostos, podem acumular água parada e favorecer a proliferação do mosquito. Então, além da aplicação de inseticida e larvicida, palestras escolares, gincanas, averiguação de denúncias, inspeções semanais nas armadilhas, visitas domiciliares diárias e orientações em todos os bairros, a Prefeitura segue com ações nos pontos estratégicos.
Com 361 focos larvários já localizados pelos agentes endêmicos e 268 casos positivos neste ano, as ações seguem intensificadas no município. A equipe do Programa de Combate à Dengue também compõe o Grupo Especial de Apoio Conjunto de Fiscalização Municipal (GEAC), que realiza operações de fiscalizações em estabelecimentos de todo o município que não cumprem os códigos sanitários.
