A renovação dos diretórios do MDB na cidades da região mostrou que pelo menos em duas cidades, o partido perdeu força por conta das divisões internas. A convenção emedebista ocorreu neste sábado (15), em Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha.
O único diretório que não demonstrou divisões internas foi o de Balneário Piçarras. A primeira-dama Andressa Pera segue no comando, e o evento contou com a presença do deputado federal Carlos Chiodini. O vereador Marcos do Tampa é o vice-presidente.
Em Penha, Sérgio de Mello foi reconduzido ao comando do partido, com Diogo Matiello como vice. O evento do MDB local acabou expondo problemas internos: a vice-prefeita Maria Juraci Alexandrino não compareceu, e militantes ligados a ela também não estiveram na convenção.
Juraci busca se firmar como candidata do partido à sucessão de Aquiles da Costa, mas a recente exoneração e o confronto entre a vice e o prefeito resultaram na convenção com menor número de participantes.
Em Barra Velha, ala importante do MDB também não compareceu. Dirigentes como o vereador Marciel Berlin, o empresário Nilton da Silva e o ex-vereador e ex-candidato a prefeito pela sigla, Juliano Bernardes, foram ausências sentidas.
A convenção ratificou as famílias Bittencourt e Nogaroli seguindo no comando da legenda. A filha do ex-prefeito Celso Bittencourt, Patrícia Bittencourt, é a nova presidente da legenda; o professor Cacá Fagundes é o novo vice.