Desde junho deste ano, os estudantes do transporte universitário de Penha vêm enfrentando uma situação delicada. A rota da linha 5 do transporte tem sido alterada de forma que prejudica a maioria dos usuários. Essas mudanças têm causado diversos transtornos, impactando diretamente a rotina dos estudantes. Já foram realizadas tentativas de conciliação e votações internas entre os próprios beneficiários do transporte universitário, na tentativa de resolver a questão de maneira democrática e justa. Um usuário que não quis se identificar falou sobre o ocorrido.
“No dia 11 de junho, no mês passado, a gente voltou a ter problemas na Rota 5 do transporte universitário de Penha. Esses problemas já vêm acontecendo desde o início do ano. Uma nova beneficiária entrou no transporte este ano e, basicamente, a entrada dela acabou mudando o itinerário da rota”, destacou o estudante.
A Rede Marazul conversou com a Prefeitura, que emitiu uma nota dizendo: “A Prefeitura de Penha informa que a Linha 5, com destino a Navegantes, teve aumento expressivo de estudantes ao longo do último semestre, o que impactou no tempo de trajeto. Não é possível antecipar a saída, pois os veículos também atendem o transporte escolar da tarde.
A aluna em questão chegou a aceitar a sugestão de alterar o ponto de embarque para gerar economia no tempo de viagem, mas depois solicitou o retorno ao ponto anterior, provocando atrasos aos demais alunos. A Secretaria de Administração propôs um terceiro ponto, mas não teve sucesso. A prefeitura também está ciente de relatos de conflitos entre a aluna, servidores e outros estudantes.
No próximo semestre, a linha deixará de passar pela Praia Grande, e os alunos deverão se deslocar até pontos mais próximos. A Prefeitura reforça que ajustes são feitos sempre que necessário, priorizando o bom funcionamento do serviço e o melhor atendimento ao coletivo”.
Reportagem – Any Nunes.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.