O Município de Itajaí passará a oferecer terapia com cavalos, a equoterapia, de forma gratuita. A iniciativa vai beneficiar crianças e adolescentes com deficiências na faixa etária de 2 a 17 anos, para 80 vagas, pelo período de seis meses. Para isso, foi firmado, nesta segunda-feira (30), uma parceria com a Associação Amigos da Equoterapia.
A equoterapia é indicada para indivíduos com paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, transtornos de aprendizagem, dificuldades motoras, entre outras condições. A ação pode ajudar no equilíbrio, coordenação motora e tônus muscular. Além de poder auxiliar na autoconfiança, foco e habilidades sociais.
A parceria foi firmada através do contrato de parceria de serviço de desenvolvimento de aspectos psicomotores e cognitivos através da Equoterapia, viabilizado por meio do chamamento público da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
Sobre a equoterapia
O tratamento é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. A iniciativa desenvolve o físico, psíquico e emocional de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Para isso, o movimento tridimensional do cavalo estimula músculos e articulações de forma natural e dinâmica.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.