Escola de Navegantes implanta QR Code para registrar atividades dos alunos

Publicado em 03/06/2025 09h00 | Atualizado há 1 dia

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Medida facilita o acesso a documentações, aproxima as famílias da escola e reduz custos do uso de papel.

O Centro Municipal de Educação Infantil Bruce Craston Kay, no bairro São Paulo, em Navegantes, deu início ao uso da tecnologia como ferramenta de acesso às atividades desenvolvidas pelos alunos. As devolutivas sobre os trabalhos de cada criança, anteriormente enviadas aos pais ou responsáveis em grandes volumes de papel, agora são apresentadas no formato de QR Code.

A iniciativa consiste na compilação de documentos digitais, que podem reunir textos, imagens e vídeos, tudo acessado pelas famílias por meio da leitura de um código. O QR Code é disponibilizado na entrada das salas de aula e também na agenda física dos alunos, e já foi incorporado à rotina escolar.

A mudança começou quando algumas professoras fizeram a entrega dos trabalhos no formato digital. A ideia foi aprovada e acabou se estendendo entre professores de projeto e artes, até atingir os demais.

“Os registros pedagógicos por meio de QR Codes têm sido eficazes e estão alinhados aos valores da instituição”, ressalta a diretora da escola, Eliane Lopes Lima. Além de estar amparada pelo Projeto Pedagógico da escola, a digitalização também é respaldada pela Lei Municipal 3.616/2021, que institui o programa “Navegantes sem Papel”.

“Com mais de 800 alunos, o volume documental gerado na escola é incalculável”, Eliane explica. Por isso, a digitalização promove maior organização desses documentos, ao mesmo tempo que permite o acompanhamento frequente dos processos educativos vivenciados pelas crianças no cotidiano escolar.

O uso desse modelo, conforme avaliação da diretora, favorece mais participação e aproximação entre a comunidade escolar e os responsáveis pelos alunos. Ela também comenta que percebeu “a aprovação da nova ferramenta de comunicação entre os pais e responsáveis que já fazem uso dela”. A diretora destaca que a inovação, entretanto, não elimina o formato físico dos documentos, em respeito às famílias que não dispõem de recursos digitais. Por isso, caso seja necessário, eles poderão ser impressos e entregues para que elas acessem, igualmente, o conteúdo gerado pela escola.

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Fotos: DIVULGAÇÃO / PMN.

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Publicado em 03/06/2025 09h00 | Atualizado há 1 dia

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O Centro Municipal de Educação Infantil Bruce Craston Kay, no bairro São Paulo, em Navegantes, deu início ao uso da tecnologia como ferramenta de acesso às atividades desenvolvidas pelos alunos. As devolutivas sobre os trabalhos de cada criança, anteriormente enviadas aos pais ou responsáveis em grandes volumes de papel, agora são apresentadas no formato de QR Code.

A iniciativa consiste na compilação de documentos digitais, que podem reunir textos, imagens e vídeos, tudo acessado pelas famílias por meio da leitura de um código. O QR Code é disponibilizado na entrada das salas de aula e também na agenda física dos alunos, e já foi incorporado à rotina escolar.

A mudança começou quando algumas professoras fizeram a entrega dos trabalhos no formato digital. A ideia foi aprovada e acabou se estendendo entre professores de projeto e artes, até atingir os demais.

“Os registros pedagógicos por meio de QR Codes têm sido eficazes e estão alinhados aos valores da instituição”, ressalta a diretora da escola, Eliane Lopes Lima. Além de estar amparada pelo Projeto Pedagógico da escola, a digitalização também é respaldada pela Lei Municipal 3.616/2021, que institui o programa “Navegantes sem Papel”.

“Com mais de 800 alunos, o volume documental gerado na escola é incalculável”, Eliane explica. Por isso, a digitalização promove maior organização desses documentos, ao mesmo tempo que permite o acompanhamento frequente dos processos educativos vivenciados pelas crianças no cotidiano escolar.

O uso desse modelo, conforme avaliação da diretora, favorece mais participação e aproximação entre a comunidade escolar e os responsáveis pelos alunos. Ela também comenta que percebeu “a aprovação da nova ferramenta de comunicação entre os pais e responsáveis que já fazem uso dela”. A diretora destaca que a inovação, entretanto, não elimina o formato físico dos documentos, em respeito às famílias que não dispõem de recursos digitais. Por isso, caso seja necessário, eles poderão ser impressos e entregues para que elas acessem, igualmente, o conteúdo gerado pela escola.

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