A Prefeitura de Penha deu início ao trabalho de desassoreamento emergencial da boca da barra do Rio Iriri. O trabalho é crucial para que os pescadores artesanais da região da Praia Alegre possam se lançar ao oceano em absoluta segurança. O trabalho vem sendo desenvolvido com o aval do Instituto do Meio Ambiente (IMAP) e é executado com uma retroescavadeira de braço longo com capacidade de 20 toneladas, contratada pela Secretaria de Agricultura e Pesca.
O desassoreamento da boca da barra é antigo pedido dos pescadores que utilizam o canal do Iriri para chegar ao mar e pescar. Com o calado limitado, precisam aguardar a maré alta para navegarem em condições mínimas e, por muitas vezes, tinham suas embarcações danificadas, segundo destaca o prefeito Luizinho Américo (PL).
O secretário da pasta, João Perereca, contabiliza aproximadamente 100 famílias vivam da pesca que se inicia pelo canal do Iriri, que tem na sua essência a captura do camarão. Mesmo assim, o trabalho possui viés paliativo, admite a Prefeitura.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: DIVULGAÇÃO / PMP.