A Vigilância em Saúde de Barra Velha emitiu alerta epidemiológico após a identificação de quatro escorpiões amarelos no bairro Itajuba. A espécie é venenosa e representa risco, especialmente para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
Segundo a coordenadora da Epidemiologia, Angelita Lourenço, os animais foram encontrados após denúncia de moradores. A espécie foi confirmada como perigosa pela Divisão de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), e a área foi mapeada.
A população deve redobrar os cuidados com a limpeza de terrenos, vedação de ralos e portas, uso de calçados fechados e atenção ao manusear roupas e calçados. A bióloga da DIVE, Francine Lunelli, explica os riscos da picada do escorpião.
“São animais que inoculam veneno por meio de um ferrão localizado na cauda. A picada é quase sempre acidental e pode levar à morte.” O escorpião amarelo, é frequentemente encontrado em áreas urbanas, galerias de esgoto e locais semelhantes onde encontra abrigo, água e alimento.
Em caso de picada, é necessário buscar atendimento médico imediato, lavar o local com água e sabão, não espremer nem sugar o veneno. Se possível, fotografar o animal para identificação. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 99638-1879.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: DIVULGAÇÃO / PMBV.
