O estado de alerta continua. Barra Velha atingiu 60 casos de covid-19 desde o dia 1º de janeiro, e as medidas de prevenção à doença, mais do que nunca, são importantes. A informação é da Secretaria de Saúde da Prefeitura, após boletim emitido no último dia 11 de março, pelo Departamento de Epidemiologia vinculado à Vigilância em Saúde de Barra Velha.
Segundo a secretaria, este é o boletim trimestral da doença, a qual ainda está presente na cidade. Entre estes 60 casos, 15 pessoas estavam em isolamento social. Hoje, dia 20 de março, são seis pacientes em monitoramento.
A enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde, Angelita Lourenço, relembra as medidas de prevenção. Ela reforça que é preciso que todos mantenham hábitos preventivos, como cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, higienizar corretamente as mãos com frequência e usar máscaras se diagnosticado com covid.
A transmissão e a evolução da doença para situações mais graves também pode ser evitada com a imunização. A vacina segue disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde – SUS para os grupos mais propensos a desenvolver estes quadros.
Os grupos prioritários são: crianças com idade entre 6 meses até menores de 5 anos (4 anos,11 meses e 29 dias), idosos na faixa etária acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades, gestantes e pessoas privadas de liberdade.
As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do centro e dos bairros Itajuba, São Cristóvão, Sertãozinho, Pedras Brancas e Quinta dos Açorianos. Para mais informações o morador deve consultar a UBS do bairro onde reside.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: Arquivo / Marazul.