A Secretaria de Saúde de Penha atua para zerar a fila de espera de exames laboratoriais, represada desde novembro do ano passado. O Setor de Regulação da Secretaria vem atualizando os agendamentos através de contato direto com os pacientes.
O secretário de Saúde, Nestor Filipe da Luz, enfatiza que montou uma força tarefa para autorizar o seguimento das guias de exames atrasadas. Nos próximos dias, a expectativa é normalizar a situação. Entre 1º de dezembro de 2024 e esta sexta-feira, dia 7 de março, a Saúde Municipal recebeu a demanda de realização de 34.722 exames de laboratório.
Entre diversos exames pendentes, há maior demanda para hemograma completo, coleta parcial de urina, dosagem de vitamina B12, de glicose e de colesterol. O trabalho é fruto do credenciamento destinado à contratação de laboratórios de análises clínicas para a realização de exames laboratoriais de diagnose em Patologia Clínica. Segundo o prefeito Luizinho Américo (PL), o edital prevê investimento total de R$ 841.000,00.
Entre os exames laboratoriais contemplados estão hemograma completo, glicemia de jejum, colesterol total e frações, triglicerídeos, TGO e TGP (função hepática), creatinina e ureia (função renal), ácido úrico, TSH e T4 Livre (função tireoidiana), exame de urina tipo I, parasitológico de fezes, sorologias para hepatites e HIV, além de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites. Outra medida, que será implantada a partir do próximo dia 17, será a autorização imediata dos exames pela unidade solicitante.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
FOTOS PMP / DIVULGAÇÃO.