Selecione uma das opções:

Aquiles deixa promotor de Penha sem respostas e MP instaura novo inquérito


4 de fevereiro de 2025 por
Compartilhe:

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) instaurou inquérito civil para investigar possíveis atos de improbidade administrativa em Penha cometidos na gestão do ex-prefeito Aquiles da Costa (MDB), o qual, ainda no exercício do cargo, não teria respondido a vários pedidos de informações da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca local.

Segundo o MPSC, Aquiles em 19 de abril do ano passado, teve uma reunião entre a Promotoria, o então prefeito Aquiles e o procurador-geral Janilto Raulino tratou do que o Ministério Público chamou de “reiterada ausência de resposta aos ofícios encaminhados à municipalidade”.

Aquiles e Janilto, na ocasião, se comprometeram a responder aos ofícios no prazo concedido. No entanto, as respostas não chegaram, segundo informa o promotor de Justiça Rene José Anderle.
No período entre 19 de abril e 19 de dezembro de 2024, segundo Anderle, o Governo Municipal de Penha respondeu menos da metade dos ofícios com requisições de informações enviados pela 2ª Promotoria de Justiça de Penha ao Município.

📰 LEIA TAMBÉM:

Inquérito em Penha investiga conduta de Aquiles após ausência de respostas ao MP

Uma oficial de diligências do Ministério Público reiterou ainda sete ofícios e os entregou em mãos ao investigado. No entanto, desses documentos, apenas um recebeu retorno. Diante da falta de respostas, o MP facultou ao ex-prefeito que apresente defesa por escrito e promova a juntada dos documentos que entenda pertinentes. Aquiles terá 15 dias úteis para se manifestar, a partir da intimação.

Para o MPSC, a conduta pode configurar um ato de improbidade administrativa, ao negar publicidade a atos oficiais. No entendimento da promotoria, os ofícios não respondidos prejudicam a investigação dos inquéritos instaurados.

O ex-prefeito de Penha, Aquiles da Costa, conversou com a Marazul. Ele destacou que foi realizada uma força-tarefa na prefeitura, tendo sido passadas as demandas para todos os secretários. No entanto, Aquiles ressaltou que, apesar de não atender 100%, foi possível atender uma boa parte das solicitações.

“Estamos preparando nossa defesa porque o promotor Renê é novo e, quando assumiu, fez uma reunião muito produtiva com a Procuradoria Jurídica, onde conseguimos responder a muitos dos questionamentos. O que ele está pedindo é sobre o prazo para responder, e muitas vezes depende dos servidores e secretários, pois a prefeitura tem dois mil funcionários. Acredito que a maior parte das demandas foi respondida, e não há nada relacionado a mau uso de recursos públicos ou má gestão, como estão insinuando”, destacou o ex-prefeito.

Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x