A Prefeitura de Penha recebeu na noite desta quinta-feira, dia 2 de maio, o cortejo imperial da 188ª Festa do Divino Espírito Santo, com foliões e a comitiva imperial do casal, Nikolas e Larissa Galiatsatos. Ele foi recepcionado pelo prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), vice-prefeita Maria Juraci Alexandrino (MDB), primeira-dama, Sara Souza, vereadores, secretários municipais e comunidade, para um emocionante encontro que mescla fé e cultura numa tradição quase bicentenária. O cortejo esteve também na Câmara de Vereadores.
Aquiles definiu a festividade como uma das “maiores e mais importantes tradições da nossa Penha”. Foi em 2017, em seu primeiro ano de Governo, que foi instituído o peditório e visita da bandeira no gabinete da Prefeitura – antes a bandeira visitava apenas a Câmara de Vereadores.
“Sempre apoiaremos essa festividade tão importante para a nossa cidade. Parabenizo aqui os foliões devotos e apaixonados pelo Divino Espírito Santo. Ao casal, reforço que vocês foram escolhidos por Deus e Espírito Santo para evangelizar”, pontua.
O imperador da festa, Nikolas, agradeceu a acolhida no paço municipal, e a imperatriz Larissa reforçou o convite para o primeiro dia. “A partir de quarta-feira já temos a abertura da festa com novena e hasteamento da bandeira do Divino Espírito Santo”.
Na Câmara, a recepção foi no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, decorado para o evento, onde foliões e devotos foram recebidos pelo presidente da casa, Roberto Leite Junior (Podemos) e pelos vereadores Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PP), o Italiano, Jairo Vieira (União), Mário Moser (PL) e Maurício da Costa (MDB), o Lito.
As novenas se iniciam na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, seguindo até o dia 17. No dia 18 será a Missa de Translado da Coroa, no dia 19 o Cortejo Imperial, Missa de Coroação e Missa de Sorteio do novo Imperador e no dia 20 a missa de apresentação do novo Casal Imperial. De 18 a 20 de maio, o Tríduo Festivo marca efetivamente a 188ª Festa do Divino Espírito Santo de Penha.
Cultura e tradição
Durante o cortejo na Prefeitura, o superintendente da Fundação Cultural de Penha Picucho Santos, Eduardo João de Souza, o Bajara, relembrou a trajetória cultural da festividade nos últimos anos – além da instituição da visita da bandeira na Prefeitura em 2017.
Em 2018, foi feito o registro e salvaguarda por Lei Municipal nº 2969/2018 da Festa do Divino Espírito Santo como bem cultural de natureza imaterial da cidade de Penha e em 2021, foi instituído a participação da Bandeira Oficial da região autônoma dos Açores (origem da festa) no Cortejo Imperial da Festa do Divino.
“E neste ano, iniciamos a tramitação de documentação junto à Fundação Catarinense de Cultura e ao Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para registrar e salvaguardar a Festa do Divino Espírito Santo de Penha como Bem Cultural de natureza Imaterial de Santa Catarina e do Brasil”, finaliza.



