Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito Adriano Silva (Novo) foi recebido pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), no Palácio do Planalto, em Brasília. A reunião teve como objetivo compartilhar informações sobre o potencial de Joinville, sobretudo nas questões relacionadas com o desenvolvimento econômico.
Durante uma apresentação institucional, foi exibido um vídeo sobre a cidade, bem como os principais dados demográficos e econômicos da maior cidade de Santa Catarina, com destaque para a localização próxima de portos e aeroportos e a geração de emprego e renda.
“Costumo dizer que todos os brasileiros possuem em suas casas ao menos um produto joinvilense. Isso é fruto da variedade de grandes empresas que produzem produtos de muita qualidade”, explica Adriano.
A reunião foi acompanhada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL), Marcos Antônio Bittencourt; pelo presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ACOMAC), José Haveroth; pelo vice-presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Marco Antônio Corsini; e pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Ney Silva. O padre Anderson Pitz, pároco da Paróquia São João Batista, também participou da agenda.
Alckmin frisou que o Governo Federal e o presidente Lula (PT) trabalham para que a indústria brasileira seja cada vez mais valorizada, com câmbio competitivo, desoneração da atividade industrial, incentivo à produção de energia limpa e queda de juros.
O prefeito aproveitou a reunião para convidar o vice-presidente, que atualmente responde pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a visitar a cidade para uma agenda junto ao setor industrial.

Atenção às rodovias federais
Durante a reunião, o prefeito solicitou ao vice-presidente atenção do Governo Federal junto ao projeto de duplicação da BR-280, destacando o importante eixo de ligação ao Porto de São Francisco do Sul. Além disso, explicou a necessidade de revisão do contrato de concessão da BR-101, no trecho que passa por Joinville, incluindo a manutenção e ampliação das vias marginais. Alckmin ligou para o ministro dos Transportes, Renan Filho, para reforçar a relevância do pleito.
Após a reunião com Geraldo, a comitiva participou de uma reunião com Lu Alckmin, esposa de Geraldo Alckmin, que apresentou mais detalhes sobre o projeto social Padaria Artesanal, coordenado pelo Senai.