O vice-prefeito Eduardo Peres, o Tainha, filia-se oficialmente hoje no Partido Republicanos de Barra Velha, e já está anunciado como pré-candidato a prefeito pela sigla. O ato político inicia às 19h30, na Sociedade Recreativa local, na Rua Antônio Ramos Alvim. Tainha, porém, chega no partido em momento conturbado: o anúncio de sua filiação pegou de surpresa uma ala ligada ao atual prefeito, Douglas da Costa (PL), que também nesta quarta-feira (6), anunciou uma desfiliação em grupo, como protesto.
Os republicanos descontentes – incluindo a executiva atual – emitiram uma nota de repúdio para tratar do fato. Segundo eles, a chega de Tainha foi imposta pelo ex-governador e presidente estadual da sigla, Carlos Moisés, num “ato ditatorial”, segundo essa mesma nota. A ala vai se desligar justamente porque apoia a pré-candidatura à reeleição do prefeito Douglas.
Segundo os correligionários, Moisés não poderia decidir de “forma impositiva questões locais como a filiação de opositores”, ato que representaria “desrespeito aos princípios democráticos” que os Republicanos defendem.
A executiva ainda frisou que foram três anos de trabalho para fazer a sigla crescer, dentro do ambiente de “pluralidade de ideias”, e que Moisés teria “desmantelado” esse projeto ao agir de maneira unilateral. O partido conta com o vereador Levi Freitas – que não se manifesta na nota; mas especula-se a saída de nomes como Levi Rioschi, Aldair Nizer e da atual presidente municipal, Scheilla Scherer.
Tainha, por sua vez, também respondeu, em outra nota, rebatendo a dos egressos do seu novo partido. Ele afirma que foi convidado a ingressar no partido, e que a rejeição da executiva atual seria “entendo que ela é “uma tentativa de intimidação da candidatura”, a qual “não serve a interesses politiqueiros”. O vice-prefeito alegou querer “colocar a população realmente em primeiro lugar”, e que a iniciativa dos que estão se desfiliando se deu após uma “tentativa de censura” dentro do partido (confira abaixo, as duas notas, na íntegra).
Nota oficial do Republicanos Barra Velha
A executiva do partido Republicanos de Barra Velha vem por meio desta nota expressar seu total descontentamento e repúdio diante do ato ditatorial do ex-governador Moisés. Fomos surpreendidos por sua postura autoritária ao decidir, de forma impositiva, questões locais, como a filiação de opositores.
Essa conduta representa um desrespeito aos princípios democráticos e aos valores que nosso partido defende. Durante três anos, trabalhamos incansavelmente para fortalecer nossa sigla, construir um ambiente de pluralidade de ideias e dar voz a todos os membros. No entanto, o ex-governador Moisés desmantelou todo esse trabalho coletivo ao agir de forma unilateral e antidemocrática.
Diante dessa situação, a executiva do partido Republicanos de Barra Velha tomou a decisão unânime de se desfiliar coletivamente. Essa medida representa nossa indignação diante dos atos do ex-governador Moisés, que não corresponderam às expectativas e causaram prejuízos à nossa imagem e credibilidade.
Reafirmamos nosso compromisso com a democracia, a transparência e o respeito às divergências internas. Estamos abertos ao diálogo e à construção de um partido mais forte e coeso, que represente verdadeiramente os interesses dos cidadãos.
Os membros da executiva infelizmente tomaram essa medida diante da imposição e o desrespeito aos princípios que norteiam o partido. Estamos determinados a seguir em busca de um futuro político mais justo e democrático, no qual as decisões sejam tomadas de forma transparente e coletiva, respeitando os anseios dos filiados e a vontade popular.
Por fim, agradecemos a compreensão dos demais filiados, bem como o apoio da sociedade civil, que tem papel fundamental na construção de uma política mais inclusiva e comprometida com o bem-estar de todos.
Nota oficial do vice-prefeito Tainha
À população de Barra Velha, a respeito da nota de repúdio emitida pelo Partido Republicanos
Prezado povo de Barra Velha,
Venho a público manifestar a minha posição sobre a nota de repúdio emitida pelo Partido Republicanos, na data de hoje, 6 de dezembro de 2023.
Em primeiro lugar, quero agradecer a receptividade da executiva do Partido Republicanos, que me convidou para ingressar no partido.
Quanto à nota de repúdio, entendo que ela é uma tentativa de intimidação da minha candidatura. No entanto, quero deixar claro que minha candidatura não serve a interesses politiqueiros. Minha candidatura é baseada em um projeto de transformação real da cidade, que coloque o interesse da população em primeiro lugar.
Estou confiante de que a população de Barra Velha vai reconhecer a minha proposta e me dar a oportunidade de governar a cidade.
Além disso, quero destacar que a nota de repúdio do Partido Republicanos é um ataque à democracia. O partido defende a censura e a perseguição a quem pensa diferente.
Eu, Tainha, sou um pré-candidato, que não está alinhado aos interesses do prefeito. Acredito que a democracia só pode prosperar se todas as vozes sejam ouvidas, e que a população de Barra Velha deve ter a oportunidade de escolher o candidato que melhor representa seus valores.
Se eleito for assumirei o compromisso de governar Barra Velha de forma transparente, honesta e participativa. Vamos trabalhar juntos para construir uma cidade mais justa, inclusiva e próspera.
Atenciosamente,
Tainha.
Pré-candidato a prefeito de Barra Velha
06 de dezembro de 2023