Mais uma operação de combate ao tráfico de drogas foi desencadeada nesta quarta-feira (6), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO). Trata-se da Operação Purgatio, em apoio a investigação conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de São Francisco do Sul, ação que apura a prática de crimes de tráfico, associação para o tráfico e de homicídios.
Além de São Francisco do Sul, há investigados também em Balneário Piçarras e Joinville, entre outras cidades. O objetivo da operação é dar cumprimento a 30 mandados de prisão preventiva e de 53 mandados de buscas em endereços de 47 pessoas investigadas.
Também são alvos de busca e apreensão e de prisão preventiva 15 presos do Sistema Prisional de Santa Catarina, distribuídos na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville e Presídio Regional de São Francisco do Sul. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Criminal de São Francisco do Sul.
Envolvidos no cumprimento das ordens judiciais, a operação conta com a atuação de 256 policiais e 99 viaturas. Além dos agentes que integram a força-tarefa, a operação contou com o reforço/apoio de da Polícia Militar, com 79 homens; Delegacia Regional da Polícia Civil de Joinville (com delegados e 60 policiais civis de Joinville, São Francisco do Sul e cidades da região, como Jaraguá do Sul, Blumenau e Itajaí, entre outras).
Outro suporte importante é do Núcleo de Operações com Cães (NOC), da Civil, além da Polícia Penal, com 35 policiais penais do serviço de operações e escolta e do grupo tático, e ainda 14 policiais rodoviários federais.
O nome da operação faz a referência a “limpeza”, “purificação”, e relaciona o objetivo das investigações que, com a responsabilização penal dos envolvidos, espera-se que sejam retiradas das ruas a prática de crimes violentos na região da Babitonga.




