A Administração Municipal de Araquari avaliou nesta segunda-feira (9) que os investimentos em drenagem executados pela Prefeitura minimizaram os problemas nas últimas horas, quando o alto volume de chuva assolou a cidade.
Em nota, a Prefeitura alegou que investiu mais de 1.500 horas de trabalho só com a escavadeira hidráulica em limpeza de valas e rios, o que resultou em mais de 18 mil metros limpos na cidade, com resultados percebidos no final de semana, quando não foram registradas grandes ocorrências, os rios locais permaneceram nas calhas e não transbordaram.
Segundo a Secretaria de Obras, desde o início do ano, servidores do setor e também da infraestrutura trabalham em mutirão de limpeza de valas, calhas de rios, bueiros e colocação de galerias de drenagem, em Araquari.
A Defesa Civil informou que uma árvore caiu no Porto Grande, mas já foi removida e a passagem de veículos e pessoas segue livre. Um desnível no asfalto também foi registrado no quilômetro 27, da BR-280. Os motoristas estão sendo orientados a trafegar pela via lateral, e o prefeito em exercício, Gordo Jasper (PL), tem vistoriado diariamente a área.
O trânsito flui nos dois sentidos. A responsabilidade do trecho é do DNIT, mas a Prefeitura está dando apoio na sinalização e orientação aos motoristas. Nas últimas 12h, a região do centro registrou o acumulado de 56,4 mm.
A cidade não registrou nenhum ponto de alagamento e nenhuma rua precisou de interdição. Nesse momento, a Prefeitura ressalta a importância da colaboração dos moradores quanto ao descarte irregular de lixo, que pode obstruir bueiros e causar alagamentos.
Ocorrências podem ser registradas no 199, Defesa Civil.