Na manhã desta quinta-feira (5), o governador Jorginho Mello (PL) esteve na prefeitura de Blumenau para visitar a Central de Monitoramento e o AlertaBlu. A estrutura da prefeitura faz o acompanhamento climático na região do Vale do Itajaí, além de acompanhar o nível do Rio Itajaí Açu. O governador foi recebido pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), e pela vice-prefeita, Maria Regina Soar (Podemos). Eles apresentaram ao governador a estrutura da Defesa Civil Municipal nesse trabalho de resposta a eventuais danos causados pelas chuvas.
“É uma união de esforços entre o governo e as prefeituras para que possamos alinhar estratégias e orientar, com prudência, sobre possíveis danos a população”, destacou o governador, que também visitou abrigo no bairro Itoupava Norte, onde estão 16 desabrigados. O local foi ativado ontem à tarde por conta da previsão de enchente. As pessoas que estão no abrigo tiveram que deixar suas casas por conta do aumento do nível do rio, que atingiu algumas residências.
O período entre sexta-feira (6) e domingo (8) será marcado por risco para enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, com condições específicas para cada um dos dias.
Na sexta-feira (6) as instabilidades ganham força, com risco para temporais em todas as regiões, em especial no período da tarde. Os temporais vem acompanhados com intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Além disto, os elevados acumulados de precipitação em um curto período de tempo trazem risco para enxurradas e deslizamentos.