Os servidores da Secretaria de Segurança Pública de Balneário Piçarras passaram por capacitação em curso básico de bastão retrátil e agora já podem descer o porrete valendo – mas com os cuidados necessários para não estourar a moleira da galera que apronta por aí.
O encontro rolou no Centro de Treinamento de Artes Marciais, no bairro Nossa Senhora da Paz, teve duração de oito horas, nesta segunda-feira (25).
O curso contou com aulas teóricas e práticas, que desenvolveram conhecimentos e habilidades para uso racional do bastão retrátil, dentro dos limites da legalidade, necessidade, conveniência e proporcionalidade. Entre as diversas temáticas abordadas, constaram posicionamentos para uso efetivo, tipos de travamento, reação e distância de segurança.
Ao todo, nove servidores da pasta participaram, ocupantes das funções de fiscal de posturas, diretor de trânsito, chefe da guarda, diretoria e secretaria. Também estiveram presentes uma especialista ambiental do Instituto do Meio Ambiente, uma fiscal de obras e um responsável da Junta Militar municipal.
De acordo com o professor de defesa pessoal policial da Academia Nacional de Polícia, esta foi uma iniciativa inédita. “Não se tem notícia de treinamentos e capacitações no tema, por secretarias municipais e estaduais. É uma iniciativa elogiosa da SMSP de Balneário Piçarras em oferecer capacitação de serviço humanizado e menos letal aos servidores”, segundo afirma o delegado de Polícia Federal aposentado e especialista em Gestão de Políticas em Segurança Pública, Airton Takada.


