Célio Roberto Francisco, de 67 anos, o popular Duca, figura ilustre de Navegantes, faleceu nesta terça-feira (4), por problemas no coração. O velório acontece no cemitério Jardim dos Florais, com o sepultamento nesta quarta-feira (5).
Os amigos contam que, ao longo de sua vida, Duca teve três paixões: futebol, política e samba. “Quando garoto vivia correndo atrás de bola, passou por clubes amadores e até jogou profissionalmente por um tempo.
Seu time de coração era o Flamengo e ultimamente, já com a saúde debilitada, seu maior passatempo era assistir aos jogos do Mengão”, lembra o amigo e servidor público Fernando Cardoso de Souza.
Duca trabalhou por anos na Casan e depois foi atuar na Secretaria de Água e Esgoto da Prefeitura de Navegantes. Segundo o Diário do Litoral, também foi superintendente da Fundação de Esportes e do Turismo.
Ele ficou conhecido por contribuir com a criação da Liga do Carnaval e com a organização dos desfiles carnavalescos. Era ferrenho defensor da tradição dos desfiles de rua dos blocos e escolas de samba da cidade. Também fundou com amigos o tradicional Bloco Cara & Coragem, e mais tarde, o Águia de Ouro. Duca deixa duas filhas e um filho, além de dois enteados.