Pela primeira vez na sua história desde que formatado para ser uPronto Atendimento 24h, o prédio do setor, localizado na Rua Miranda Coutinho, nº 47, no centro, possui alvará para funcionamento. O documento foi expedido, após longo processo de adequação e cumprimento das exigências legais, e é um reconhecimento oficial de que está em conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos.
“É com grande satisfação que anunciamos a expedição do alvará pela primeira vez. Estamos orgulhosos em afirmar que nossa edificação atende a todas as normas e regulamentos estabelecidos pelas autoridades competentes”, explica o prefeito de Barra Velha, Douglas da Costa (PL).
A obtenção do alvará pela primeira vez é o resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Saúde, em parceria com outras pastas, que buscaram garantir que as exigências fossem cumpridas de forma minuciosa, assegurando a qualidade dos serviços prestados a população.
Segundo o secretário de Saúde de Barra Velha, o documento emitido representa “marco significativo para todos”. E completa: “Desde o início, temos trabalhado arduamente para criar um ambiente seguro e propício ao cuidado da saúde, e a emissão do alvará ratifica com o sucesso de nossos esforços”.
Pouco tempo
A busca pelo alvará ultrapassou pelo menos 30 anos de esperada. Construído originalmente pelo ex-prefeito José Brugnago, o prédio do antigo “posto central” foi aos poucos oferecendo mais serviços. Passaram as gestões de Celso Bittencourt (MDB), Orlando Nogaroli (MDB), Samir Mattar (MDB), Claudemir Matias (PSB) e também as três gestões de Valter Zimmermann (União Brasil), sem a viabilização do alvará.
O prédio, embora regularizado, não durará muito abrigando o pronto atendimento atual – que apesar do alvará, está sobrecarregado e não é funcional. A obra do novo PA 24h está com bom ritmo na Avenida Thiago Aguiar, no bairro Icaraí, compromisso de Douglas e possivelmente, a principal obra em andamento na atual gestão.