O Município de Penha, por meio das Secretarias de Saúde, Serviços Urbanos, Planejamento e ainda Defesa Civil e Grupo Especial de Apoio Conjunto de Fiscalização Municipal (GEAC), desencadeou mais uma ação de combate à dengue, e coletou duas toneladas de entulhos das ruas da cidade.
O mutirão de limpeza atuou no centro e nos bairros Santa Lídia, Armação, Nossa Senhora de Fátima, Gravatá, além do entulho, emitiu 50 notificações e limpezas em terrenos baldios, retirou 200 pneus e ainda entregou telas para ralos, caixas d’água e janelas e eliminação de vários criadouros com presença de larvas.
Ao longo do dia, os mais de 30 funcionários em ação contaram com o auxílio de uma máquina retroescavadeira, um caminhão entulho e um trator de carroceria pequeno. Há ainda 142 notificações de terrenos baldios em andamento.
A ação fez parte de um plano de estratégias e ações do Colegiado de Defesa Civil da AMFRI, entre outros parceiros, de acordo com o detalhamento do secretário de Saúde de Penha, Rodrigo Medeiros.
Sintomas e como evitar a proliferação do mosquito
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.
Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.


