Um bebê de apenas um ano e três dias de idade, morador de São João do Itaperiú, faleceu nesta noite de sábado, dia 27 de maio, após passar pelo atendimento médico em Barra Velha e também em Jaraguá do Sul. Henry Zella Borges, filho de Daniel Borges e Maria Eduarda Zela, servidores da saúde pública em Barra Velha e São João, começou a passar mal ainda na sua festinha de aniversário.
Os pais, que durante anos atuaram como bombeiros voluntários em São João do Itaperiú, correram buscar atendimento médico, inicialmente em Barra Velha. A criança foi em seguida encaminhada ao Hospital Jaraguá, de Jaraguá do Sul, onde veio a falecer às 22h40, segundo informou a Funerária Gesser, de Luiz Alves, responsável pela despedida.
A princípio, a suspeita é de que ocaso seja de meningite bacteriana – quadro não confirmado pela Secretaria de Saúde de Barra Velha. O comandante dos bombeiros voluntários de São João do Itaperiú, Rodrigo Caetano, informou ao DIARINHO que inicialmente, o caso foi tido como meningite, mas a reportagem não conseguiu retorno da Saúde de Barra Velha.
Já a ouvidoria da unidade hospitalar, questionada sobre o diagnóstico, informou que não repassa dados de pacientes mesmo à imprensa, em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Em São João e Barra Velha, o caso gerou verdadeira consternação. O corpo de bombeiros lançou nota oficial de luto – os pais atuaram como socorristas na corporação local por cinco anos.
O velório aconteceu desde a manhã até as 16h deste domingo, na capela mortuária de São João, de onde o cortejo com o pequeno Henry saiu para o sepultamento, no mesmo cemitério. Segundo o comandante Rodrigo, o pequeno teve paradas cardíacas sucessivas e não resistiu.
Um grupo de bombeiros foi ao funeral, prestar solidariedade aos pais. Nas redes sociais e na comunidade, muitas reações de pesar pela partida da criança – considerado por todos “um lindo bebê”.
O luto tomou conta deste domingo (28) em São João do Itaperiú e Barra Velha. O pequeno Henry Zella Borges, de um ano e três dias, faleceu no Hospital São José, em Jaraguá do Sul, por conta de suspeita de meningite bacteriana.
A morte foi confirmada às 22h40 deste sábado (27), após o bebê passar pelo atendimento médico em Barra Velha e ser encaminhado com urgência para Jaraguá do Sul. Henry é filho de Daniel Borges e Maria Eduarda Zela, servidores da saúde pública em São João e Barra Velha, respectivamente.
Segundo o comandante dos bombeiros voluntários de São João, Rodrigo Caetano, Henry começou a passar mal ainda na sua festinha de aniversário. A criança passou por sucessivas paradas cardíacas já no Hospital Jaraguá, e o horário do óbito foi confirmado pela Funerária Gesser, de Luiz Alves.
O quadro de meningite não foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Barra Velha, contatada pela reportagem da Rede Marazul. O comandante Rodrigo informou que inicialmente, a suspeita é essa.
A ouvidoria da unidade hospitalar, questionada sobre o diagnóstico, informou que não repassa dados de pacientes mesmo à imprensa, em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A reportagem tentou ainda a assessoria de imprensa da unidade, ainda sem retorno.
Tanto Daniel como Eduarda foram bombeiros voluntários, e muitas homenagens foram prestadas pela comunidade itaperiuense, e também nas redes sociais. O velório foi nesta fria tarde de domingo, na capela mortuária de São João. Henry também foi sepultado no mesmo cemitério.
Nas redes sociais e na comunidade, muitos internautas pedindo preces e elogiando a beleza com que Henry aparecem em fotos.
