A alta da maré neste domingo (2) reservou surpresas e cenas impressionantes na orla de Barra Velha: um pico de maré agora pela manhã, por volta do meio-dia, fez a água invadir a praia central e outros pontos da orla. Até mesmo o Costão dos Náufragos, onde há uma elevação maior da costa justamente por conta das pedras, a água invadiu e assustou os moradores, conforme vídeos que circulam nas redes sociais.
O fenômeno foi visto também na praia central e na praia do Grant, entre outros pontos da orla. No centro de Barra Velha, a água invadiu boa parte da avenida beira-mar. Trechos da orla estão interditados por conta da maré.
Segundo a página Tábua de Marés (tabuademares.com), na internet, a temperatura média em Barra Velha neste domingo é de 27ºC, com rajadas de até 20 quilômetros por hora. O coeficiente de marés na cidade hoje é 64 (médio), mas ao meio-dia, o valor desse índice cresce até 70, para acabar o dia com um coeficiente de marés de 75, ou seja, apontando alta.
Esses coeficientes indicam a amplitude da maré prevista (diferença de altura entre as consecutivas preias-mar e baixas-mar de um lugar), e o coeficiente de marés máximo possível é 120, o que em linguagem técnica, corresponde à maior preia-mar e baixa-mar que possa ocorrer excluindo os efeitos meteorológicos.
No caso de Barra Velha neste domingo, as ondas estão previstas em 1,5 metro; e aproximadamente 14% das ondas serão mais altas que a altura significativa (uma de cada sete ondas serão altas), e elas seguem em elevação do meio-dia até às 18h de hoje, podendo em alguns momentos chegar a três metros (confira o gráfico abaixo, da página Tábua de Marés).
