Faleceu nesta quinta-feira (12) em Balneário Piçarras a moradora Berenice Maestri, 67 anos de idade, considerada a maior leitora da Biblioteca Pública Municipal José Ferreira da Silva. A Fundação Municipal de Cultura, que coordena a biblioteca, lamentou em nota de pesar a partida da leitora, que é moradora do bairro Santo Antônio.
De acordo com Iria Quintino, presidente da Fundação de Cultura, a última ida de D. Berenice até a biblioteca foi em 23 de dezembro do ano passado – quando ela ficou muito feliz em poder retirar o dobro da cota de livros que é determinada pelo espaço público. Ela pediu livros a mais porque estava chegando o final de ano, e no período de recesso, ela iria ter ainda mais tempo para a leitura.
Segundo a Fundação de Cultura, o setor preparava uma homenagem a ela justamente por ser a leitora recordista do setor. Essa homenagem estava prevista para o início do ano, “mas Deus foi mais rápido”, considerou a Fundação. Berenice já estava aposentada, e era mãe da professora Sandra Maestri, e deixa ainda os filhos Débora e José Ricardo. A causa da morte não foi divulgada – mas reclamou horas antes de fortes dores abdominais.
Nas redes sociais, vários piçarrenses expressaram seu pesar pela partida, como é o caso de Irene Borba, que foi professora de Berenice, e também as moradores Teri Gomes e Neusa Waldemiro, além de Maria Celina Fleith, André Ladevig e Karina Karnopp, entre outros. “Ela estava sempre acompanha de livros volumosos. Lia em média seis por mês”, comentou Iria Quintino à Rede Marazul.