O comandante Ricardo Luiz da Silva e sua guarnição de Bombeiros Voluntários de Navegantes já estão na área da tragédia da Serra do Mar, na BR-376, prestando apoio ao trabalho de socorro, em Guaratuba, no Paraná. Ricardo também confirmou, nesta tarde, por volta das 15h45, a segunda morte por soterramento.
O deslizamento na rodovia atingiu pelo menos 20 veículos, entre eles seis caminhões. O primeiro boletim divulgado pelo gabinete de crise instituído para acompanhar a situação na BR-376 informa que, até as 17h desta segunda-feira, dia 29, seis pessoas foram resgatadas com vida e duas, infelizmente, faleceram. Até o momento, não há informações sobre a quantidade total de vítimas e veículos envolvidos.
As equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná trabalham há mais de 18 horas ininterruptas. Grande quantidade de terra, vegetação e detritos deslizou sobre as pistas da estrada na noite de segunda-feira, dia 28, após grande acumulado de chuvas. A rodovia está interditada nos dois sentidos e não há previsão para liberação do tráfego.
No momento, 54 bombeiros militares trabalham em duas frentes, uma ao norte e outra ao sul do local de deslizamento. As atividades desenvolvidas hoje procuraram avaliar o cenário após o nascer do dia, aproveitando a luz natural para verificar a real dimensão da área afetada.
As equipes avaliaram a situação para avançar com cautela, para que as demais ações sejam feitas sem aumentar a gravidade da ocorrência, principalmente a remoção dos materiais para chegar aos veículos.
A Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná mobilizou profissionais de geotécnica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS). A análise desses técnicos é essencial para direcionarem os bombeiros na atuação para a remoção de parte do solo que está sobre as pistas e veículos, para que seja possível o resgate com a máxima segurança possível. No total, choveu quase 900mm a mais que a média histórica do mês de novembro nas cidades paranaenses mais atingidas.


