Uma baleia jubarte não resistiu após encalhar na Praia Vermelha em Penha no último domingo (25). De acordo com pescadores que estavam na proximidade, o animal aparentemente mexia a nadadeira no primeiro momento e após conseguirem libertá-la e afastarem a embarcação, perceberam a morte do mamífero. Diretamente da embarcação, o informante da ocorrência confirmou que o animal estava morto.
Segundo banhistas e observadores, o fim de semana movimentou a presença de baleias e cerca de 30 passaram próximo à costa catarinense.
De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias – PMP, as equipes atuam em atendimento terrestre e os resgates em alto mar acionam especialista de Florianópolis e Imbituba. O PMP realiza a necropsia quando há o encalhe do animal.
Questionado, o responsável pelo Instituto de Meio Ambiente de Penha – IMAP, Everaldo Lourival Francisco, não retornou às solicitações para esclarecer a possibilidade de fiscalizações e cadastramento das redes de pesca na região da orla de Penha até o fechamento da edição.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta dos mortos.
A observação de baleias ocorre principalmente entre os meses de Julho a Novembro. O show fica por conta de duas espécies principais, a Jubarte e a Franca, que migram das águas geladas da Antártica para as águas quentes da costa brasileira para reprodução e, por isso, podem ser vistas em diversos pontos pelo país.
Em Santa Catarina, o destino é a Rota das Baleias. A quantidade é tão grande que foi criado uma área de preservação ambiental (que vai desde o sul de Florianópolis até a divisa com o Rio Grande do Sul) justamente com o intuito de proteger e preservar o habitat das baleias. É possível avistá-las facilmente a partir da praia. O Litoral Norte recebe essas visitas surpresas e por isso a importância de manter a área da orla segura para evitar a morte desses animais marinhos.
Veja o vídeo: