Você deve ter percebido o meme nas redes sociais no qual a cabeceira da ponte sobre o Rio Camboriú, na marginal da BR-101, no Litoral Norte de Santa Catarina estaria torta. A marginal norte que antecede a ponte (no sentido Curitiba) aparentemente não se alinha com a travessia em construção. O que parecia um problema, no entanto, é a imagem de uma obra inacabada. E que deve ganhar as formas corretas em breve, segundo a concessionária da rodovia, a Arteris Litoral Sul.

Em entrevista ao Farol Marazul, o coordenador de implantação da autopista, Orlei Baierle explicou a repercussão da suposta curvatura que desalinhava a marginal com a nova ponte que não foi concluída ainda e também anunciou o início da obra na marginal sul no trecho que também contará com a estrutura.

As equipes da Arteris Litoral Sul trabalham, já desde o mês de fevereiro, nas obras de construção da nova ponte sobre o Rio Camboriú, na marginal sul da BR-101/SC (km 135,3). A estrutura terá 172,7 metros de extensão por 10,4 metros de largura e o prazo de execução previsto é de 18 meses.
Nos últimos 45 dias, as equipes trabalharam na limpeza de terreno, montagem do canteiro de obras e na armação de ferragens. Agora, as atividades se concentram na etapa de fundação e infraestrutura. No decorrer do próximo mês, serão iniciadas também as atividades de construção das vigas pré-moldadas.
A tecnologia construtiva empregada na construção da ponte sul será similar a já aplicada na ponte da marginal norte – e deve contar com o lançamento de vigas pré-moldadas a partir de uma treliça lançadeira – instalada em paralelo à rodovia, e que minimiza a interferência dos trabalhos no trânsito da BR-101/SC.
A nova ponte terá duas faixas de rolamento e passeio segmentado para uso de pedestres e ciclistas. A estrutura possibilita a continuidade do trânsito pela marginal sul, servindo de ligação também para acesso ao novo Centro de Eventos de Balneário Camboriú.
Confira a entrevista completa: