Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
■ Primeira mulher negra a se eleger deputada estadual terá homenagens na Assembleia Legislativa
Os 71 anos da morte da professora, jornalista e deputada Antonieta de Barros, primeira mulher negra brasileira a assumir um mandato de deputada estadual no Brasil, serão reverenciados nesta terça-feira (28). Para marcar a data, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove evento no hall, às 18h, com o apoio do deputado Marquito (Psol) e da deputada Luciane Carminatti (PT).
A Alesc aprovou uma moção de aplauso, proposta pelo deputado Marquito, para esse marcante nome da história e da cultura catarinense e brasileira. A homenagem será entregue para a Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros e para a família da deputada, guardiãs de tão importante memória.
O evento contará com apresentação do Bloco Cores de Aidê, que nasceu com o intuito de abrir espaço para mulheres tocarem, dançarem e cantarem suas presenças no mundo. Uma potência que reside na coletividade das diversas mulheres, numa rede onde a colaboração e a cumplicidade dão a tônica.
Haverá também uma sessão de autógrafos com Jeruse Romão e Eliane Debus. Jeruse lança a 2ª edição do livro “Antonieta de Barros: Professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil”, uma publicação da Editora Cruz e Sousa, cuja missão é promover autores negros catarinenses e suas produções sobre a temática negra.
Eliane é autora do livro “Antonieta”, obra ilustrada que apresenta os principais momentos da vida dessa importante figura.
Mais informações e imagens de Antonieta de Barros:
https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/68-Antonieta_de_Barros