Uma das praias mais famosas do Brasil está com todos os pontos próprios para banho. A Praia Central de Balneário Camboriú recuperou 100% de balneabilidade na semana que antecedeu o Carnaval, é o que aponta o relatório semanal do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
As coletas em Balneário Camboriú foram realizadas entre os dias 5 de 8 de fevereiro. Em BC, 16 pontos foram analisados: 12 próprios e 4 impróprios. A Praia de Balneário Camboriú recebeu apenas duas negativas, justamente no Pontal Norte e Pontal Sul. A outra praia negativada pelo IMA é a Lagoa de Taquaras.
As praias de Balneário Camboriú têm repercutido nos últimos anos por conta do mercado imobiliário, presença de famosos e procedimentos modernos, como o alargamento da faixa de areia na Praia Central. Mesmo com a presença da restinga e da limpeza constante, a Praia Central vinha sendo reprovada nos testes do IMA.
Em nota, o IMA afirma que possui todos os materiais e mecanismos considerados suficientes e adequados para a execução do Programa de Monitoramento da Balneabilidade no estado, o segundo maior do Brasil, com 238 pontos monitorados e vigente desde o ano de 1976.
Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado PRÓPRIO quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado IMPRÓPRIO quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.