A Prefeitura de Navegantes apresentou as primeiras deliberações criadas partir do grupo de trabalho formado dia 6 de abril visando o reforço da segurança nas escolas municipais, após a tragédia ocorrida em Blumenau na semana que passou.
De acordo com a secretária de Educação, Patrícia Duarte Cidral, com o retorno das aulas nesta segunda-feira (10), serão tomadas medidas imediatas como a instalação de campainhas em todas as unidades de ensino municipais, manter os portões das escolas fechados o tempo todo, abrindo-os somente nos momentos de entrada e saída com o acompanhamento dos funcionários e diretores.
Além disso, será autorizada somente a entrada de alunos e funcionários nas escolas. Pais e responsáveis legais dos estudantes que desejarem conversar com diretores e professores presencialmente, deverão fazer agendamento prévio com a direção da unidade de ensino.
Entre as medidas a médio e longo prazo, estão previstas a ampliação dos muros dos prédios, colocação de grades, aumentar o videomonitoramento das escolas com a instalação de 975 câmeras em todas as escolas (processo licitatório para a compra dos equipamentos já está em andamento) e a implementação do reconhecimento facial para entrada e saída.
Segundo Patrícia, as medidas de segurança já estavam previstas para serem postas em prática nas escolas da rede municipal de ensino, no entanto, diante do caso de violência recente, o governo decidiu dar prioridade máxima às ações.
