As famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com material escolar em 2024, um aumento de 43,7% em relação aos últimos quatro anos. Os dados são de acordo com uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva e QuestionPro. Esse crescimento tem um grande impacto no orçamento de 85% das famílias com filhos em idade escolar. Além disso, uma a cada três famílias planeja parcelar as compras do material escolar para o ano letivo de 2025, buscando formas de lidar com as despesas.
Conforme a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), os aumentos nos custos dos materiais escolares são impulsionados principalmente pela inflação anual. Para esse ano de 2025, já há um aumento adicional entre 5% e 9% nos preços dos materiais escolares, o que deve continuar a pressionar o orçamento das famílias.
Ouça as rádios da Rede Marazul clicando aqui. Acompanhe outros conteúdos no Instagram marazul97fm e marazul94fm, e também o nosso portal MZL10 para mais notícias de Piçarras e região.