Acesse para receber notícias do litoral pelo WhatsApp
■ Vereadora Anna Carolina defende criação e concurso para cargos de engenheiro civil, geólogo, geógrafo e agentes administrativos; solicitação foi protocolada nesta segunda-feira (27)
Foi protocolado nesta segunda-feira (27), solicitação da vereadora Anna Carolina Martins (PSDB), para que a Prefeitura de Itajaí encaminhe ao legislativo projeto de lei que crie os cargos de geólogo, geógrafo, engenheiro civil e agente administrativo, bem como, amplie o número de vagas de agente de Defesa Civil para compor a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Conforme a parlamentar, não é de hoje que os itajaienses sofrem com as chuvas, sendo clara a necessidade de melhor estruturar e ampliar a Defesa Civil que até hoje não conta em seus quadros com profissionais com formação e qualificação técnica especializada, fundamentais para desenvolver medidas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação dos desastres naturais, como impõe a lei municipal.
“Sem esses profissionais, como é possível a Defesa Civil Municipal garantir que não haverá um deslizamento de terra, desabamento ou comprometimento de pontes, por exemplo? Itajaí precisa de uma Defesa Civil efetiva e profissional, por isso alertei novamente a Prefeitura sobre os riscos e formalizei o pedido para que sejam contratados esses profissionais”, ressaltou a vereadora.
O trabalho da Defesa Civil não se resume em prestar auxílio às pessoas quando a chuva castiga. Entre tantas atribuições, ela também é responsável por fazer vistorias técnicas preventivas onde classificam e mapeiam áreas de risco para então criarem medidas de prevenção, monitoramento, resposta rápida e recuperação em casos de desastres.
Além disso, o órgão também tem encontrado dificuldades no trabalho interno/administrativo, visto que acaba sendo realizado pelos poucos agentes efetivos que já são em número insuficiente para atender a demanda que sua função impõe.
“Apesar de ser um trabalho que pode salvar vidas, a Defesa Civil não é levada a sério em nossa cidade nem mesmo depois de ter sofrido desastres, pois até hoje não se estruturou corretamente e sequer possui geólogo, geógrafo e engenheiro civil contratados”, finalizou.