Na segunda-feira (18) o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), sancionou o Plano Diretor de Gestão e Desenvolvimento Territorial da cidade. O plano foi encaminhado á Câmara de Vereadores em novembro do ano passado, porém foi aprovado para sanção no último dia 29.
Este documento foi pensado levando em consideração o desenvolvimento do município, garantindo o crescimento de todas as regiões de maneira organizada e sustentável. Com esta medida além de valorizar os locais históricos vai também impulsionar a mobilidade urbana, segundo informações da Prefeitura de Itajaí.
Alguns destaques estão entre as principais mudanças apresentadas no projeto, os parâmetros utilizados para definir o limite das edificações, que agora será pela altura total estabelecida para cada zona da cidade, e a criação de áreas que recebem tratamento diferenciado, chamados de “sobrezoneamento” como Centro Histórico, Lagoa do Cassino, Aterro Sanitário e Áreas Verdes Integradas fazem parte dessa definição.
Com colégio de delegados, membros da sociedade civil, profissionais, sindicatos e associações, foram realizadas mais de 40 reuniões para revisão do Plano Diretor que iniciou em 2018.
O documento passou por diversas discussões e análises que contou com a participação da população em 20 oficinas, 14 audiências públicas, sendo que destas, 11 aconteceram em diferentes regiões da cidade e três foram da Câmara de Vereadores.