Selecione uma das opções:

Dicas de Vitrinismo para seduzir o cliente

Estratégias para ajudar os lojistas com a melhorar suas vitrines.


8 de agosto de 2021 por
Compartilhe:

Como vitrine é o grande cartão de visita da loja, para criar uma exposição capaz de encantar os clientes, é necessário um planejamento não apenas focado em expor os produtos, mas em usar esse espaço de maneira estratégica aplicando técnicas que fortaleçam a marca.

Então, trouxemos algumas estratégias para ajudar os lojistas com a melhorar suas vitrines.


Público-alvo

📰 LEIA TAMBÉM:

É preciso conhecer bem as preferências e os gostos dos clientes para que seja definido a composição e tema da vitrine. Isso porque quem compra desperta atenção para aquilo que tem a ver com seus interesses pessoais. Então antes de tudo, você precisa ter o público-alvo bem definido.

Caso o seu público seja mais maduro, é bom apostar em uma vitrine moderna, com tons sóbrios e poucos elementos excêntricos. Agora, se a loja atende a um público mais jovem, inspirar-se nas decorações modernas mescladas com o retrô pode criar uma atmosfera energética, instigando esse perfil a frequentar o seu estabelecimento.

Técnicas de exposição e composição

Existem diferentes técnicas para deixar a vitrine mais atrativa: assimetria, simetria, agrupamentos, sobreposição, variações, verticalização, horizontalização e planificação. Procure compreender melhor as questões de design para usá-las na composição e construir um projeto bonito.

Entre as alternativas, usar iluminação focada de LED amarela, elevar o piso, prender suportes no teto para pendurar objetos, e criar ambientes temáticos. Todos esses detalhes e informações vão ajudá-lo a escolher a temática e os elementos certos para montar as vitrines da sua loja da melhor maneira.

Cores

A comunicação visual de um espaço é o que mais estampa a sua personalidade, então as cores são o fator mais importante para atrair o cliente. Usar as cores da marca para apresentar novas coleções ou segmentar seções, além de gravar na memória do consumidor o padrão cromático da identidade do negócio, cria uma interação com o interior da loja e tudo que ela dispõe.

As cores são entendidas de formas diferentes em cada cultura e público. Algumas podem ser chamativas, como o vermelho. Mas há cores que podem acabar afugentando a clientela por parecerem monótonas e apagadas, como o cinza. Nesses casos é necessário usar da criatividade para combinar uma boa paleta de cores, pois devem ser harmônicas entre si e o ideal é utilizar três cores na vitrine.


Boa Iluminação

As luzes destacam os produtos e potencializam cores, dando um visual mais moderno ao produto. Quando trabalhamos com as luzes estamos mexendo também com os sentidos dos consumidores, uma vez que elas podem despertar diferentes sensações.

Um dos maiores segredos de uma vitrine bem montada é saber projetar adequadamente a iluminação. Em geral, não existe um padrão correto de lâmpadas para usar em vitrines. Todas têm uma propriedade, sendo comum a utilização de vários modelos para resultar em uma iluminação mais eficiente e atrativa de acordo com seus tipos e suas formas de aplicação.

Planejamento com o Calendário

É importante trazer novidade e movimento, então a vitrine precisa acompanhar as diferentes datas do calendário de varejo, desde as mais expressivas como o Dia das Mães e o Natal, até mais específicas que podem ser mais interessantes ao nicho do seu negócio, como o Dia da Família, Dia do Professor, entre outros.

Os períodos livres, entre as datas comemorativas, servirão para apresentar coleções novas, como as de mudança de estação. A vitrine deve ser trocada periodicamente, priorize produtos novos e aqueles mais procurados no período. Troque as peças a cada 15 dias.

Não se esqueça de levar em consideração o tempo de desmonte da vitrine. As simples podem levar horas, mas as mais elaboradas podem levar mais de um dia. Sempre fotografe o que foi produzido, pois é importante para consulta posterior e ajuda até em uma possível criação de portfólio. Pelo calendário, é possível planejar os custos com cada design de vitrine, priorizando a maior parte da verba para o que atrai mais clientes ou exige mais merchandising.

Aplique a Regra de Três para as Vitrines

Nas técnicas de vitrinismo, existe uma bem conhecida chamada regra de três. Ela afirma que ao montar uma vitrine deve posicionar os produtos em grupos de três, seja lado a lado ou em degraus abaixo do outro.

O motivo é simples: os olhos humanos buscam por imagens simétricas enquanto se movimentam. Isso também vale para grupos de produtos separados por categorias de preço, cores ou tamanhos, estimulando o cliente a comprar mais sem perder tempo buscando outras opções.

As vitrines devem ser harmônicas, não devem estar tão cheias, nem muito vazias. A dica é posicionar os produtos com uma distância mínima entre eles de 10 centímetros.


Utilize adesivos para decorar a vitrine

Um elemento decorativo com alto potencial é o adesivo. Hoje ele é facilmente produzido com materiais de aplicação simples, como é o caso do vinil. São uma ótima alternativa para compor a vitrine e preencher o espaço que, muitas vezes, pode ficar um pouco frio, já que dá mais trabalho para uma loja de móveis atingir o mesmo atrativo visual do que uma loja de roupas, por exemplo.


Produtos de Destaque

Exponha na vitrine produtos com maior destaque e aqueles que vão agradar mais a clientela. Incentive a venda casada, agrupando produtos semelhantes (Ex.: coloque próximo biquinis, saídas de banho e chinelos de dedo) e que combinam entre si, realizando uma silenciosa consultoria, ou seja; ensine seus clientes sobre o que está é elegante e está na moda. Lembre: o produto com maior saída deve ficar no centro da vitrine e ao lado de outro mais caro (isso fará o cliente perceber que é um bom custo-benefício).

Lembre-se que vitrine não é estoque! Crie uma leitura visual simples – não abuse da exposição de produtos, pois o cliente pode ficar confuso entre tantas opções e não se interessar por nenhuma. E nunca exponha o produto com estoque zerado, pois gera frustração em relação à marca e o cliente sairá insatisfeito.


Preço

Busque sempre fazer composições nas quais um dos produtos tenha um preço mais acessível do que os outros, sem fazê-lo perder a importância. Essa atitude faz com que o público entenda que a loja tem uma variedade de produtos de diferentes preços.

O valor deve estar visível, mas jamais fixado no produto. Numere as peças da vitrine e crie uma placa com a relação dos números e os respectivos valores dos produtos.


Inspirações na Internet

A internet tem as melhores ideias para buscar como inspiração ao montar as vitrines. Não existe nada melhor para ativar a criatividade do que passar os olhos por imagens no Pinterest ou no Instagram, por exemplo.

Você pode também observar as vitrines de lojas maiores, que você admira. A ideia não é copiar, mas buscar referências em estratégias, recursos e maneiras de organizar os produtos.

Ouvir o consumidor também é essencial desde sempre. Ele está atento a tudo que gosta por meio da internet, inclusive com influências internacionais. Satisfazer essa demanda faz o seu negócio ser uma vitrine para o que acontece ao redor do mundo, e o cliente ficará satisfeito por consumir a sua marca!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x
× Participar ao vivo