As inscrições para autorizar embarcações destinadas à pesca da tainha em 2025 já estão abertas. O cadastro, obrigatório para embarcações das modalidades cerco/traineira e emalhe anilhado, deve ser feito exclusivamente no site do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O prazo final para o registro é 26 de janeiro.
Anteriormente, na safra de 2024, a pesca registrou mais de mil toneladas no estado, com a participação de 120 embarcações de emalhe anilhado e 8 de cerco/traineira. Essa atividade não apenas impulsiona a economia, mas também preserva uma rica tradição cultural que envolve pescadores e comunidades inteiras.
Os interessados devem enviar toda a documentação necessária em formato PDF, digitalizada, legível e sem rasuras, conforme descrito no edital. O processo seletivo possui duas etapas: uma eliminatória, de habilitação, e outra classificatória, de credenciamento.
O edital está disponível no Diário Oficial da União. Além disso, a previsão para divulgação do resultado preliminar das embarcações é até 21 de março. Já a lista final estará disponível em 9 de abril. A temporada de pesca começa em 1º de maio, com grande expectativa de aquecer a economia pesqueira, especialmente em Santa Catarina, que lidera a captura de tainha no Brasil.
Ouça as rádios da Rede Marazul clicando aqui. Acompanhe outros conteúdos no Instagram marazul97fm e marazul94fm, e também o nosso portal MZL10 para mais notícias de Piçarras e região.