O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou um balanço das ligações classificadas como trote no primeiro trimestre de 2024.
Ao todo foram recebidas 1.196 ligações de trotes, o número é 60% menor ao ano anterior de 2023, mesmo assim serve de alerta para a população.
Em nota oficial publicada nessa segunda-feira (01), o CBMSC explica que realizar uma ligação falsa para as centrais de Emergência vai além de brincadeira, é crime conforme o artigo 266 do Código Penal Brasileiro com pena de 1 a 6 meses de detenção.
Já no caso de menores de idade se realizarem uma ligação falsa, no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) é considerado uma infração gravíssima, e quem comete deve ser encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude, que serão aplicadas as medidas socioeducativas dentro do que prevê a legislação.
O CBMSC reforça ” cada segundo é essencial quando lidamos com pessoas que necessitam de socorro, descolocar uma ambulância ou caminhão para uma fala ocorrência vai impactar na ocorrência verdadeira”.